quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O que é PCMSO?

O significado de PCMSO é Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e foi instituída pela NR 7 (Normas Regulamentadoras sete), aprovada pela Secretaria de Segurança e Saúde no trabalho.

O que é SESMT?


De acordo com a Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, os SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO, em seu item 4.1, as empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho, tem como finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

Acidentes de trabalho matam, em média, um por dia em SP

Dica


Da série sem segurança do trabalho - 3


Links de Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho

Todas as normas regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho.

Norma Regulamentadora Nº 01 
Disposições Gerais
Norma Regulamentadora Nº 02
Inspeção Prévia
Norma Regulamentadora Nº 03
Embargo ou Interdição

O que é Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT ?


É um formulário que a empresa deverá preencher comunicando o acidente do trabalho, ocorrido com seu empregado, havendo ou não afastamento, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato à autoridade competente, sob pena de multa.

O que a empresa precisa na parte de segurança do trabalho


A segurança no ambiente de trabalho é algo muito importante. Dentro do ambiente de trabalho várias medidas podem ser tomadas a fim de tornar o ambiente de trabalho seguro e harmonioso. Dentre as várias medidas que podem ser adotadas as mais gerais e que são obrigatórias em todas as empresas são:

História da Segurança do trabalho


terça-feira, 3 de setembro de 2013

Da série sem segurança do trabalho - 2


Dica


Saúde e Segurança no escritório - Erros


As Aventuras de Napo - Trabalho Seguro


Acidentes de Trabalho - Uma realidade de grandes proporções


Cerca de 700 mil casos de acidentes de trabalho são registrados em média no Brasil todos os anos, sem contar os casos não notificados oficialmente, de acordo com o Ministério da Previdência. O País gasta cerca de R$ 70 bilhões esse tipo de acidente anualmente. Entre as causas desses acidentes estão maquinário velho e desprotegido, tecnologia ultrapassada, mobiliário inadequado, ritmo acelerado, assédio moral, cobrança exagerada e desrespeito a diversos direitos. Os acidentes mais freqüentes são os que causam fraturas, luxações, amputações e outros ferimentos. Muitos causam a morte do trabalhador. A atualização tecnológica constante nas fábricas e a adoção de medidas eficazes de segurança resolveriam grande parte deles.